Ansiedade, um mal atual?
Parece cada vez mais claro que com tanta "pressão" do meio em que vivemos, cada vez mais, adultos, jovens, ou mesmo crianças estão com o problema da ansiedade.
A cobrança excessiva por estudos, novas línguas, internet e a sofisticação tecnológica que muda mensalmente, a estética e os padrões de beleza, etc... tudo isso, somado a muito trânsito, enchentes, desmoronamentos, terremotos, furacões... Resultado: Estresse, ansiedade...
Cabe saber até que ponto a sua ansiedade estaria ou não, dentro da normalidade.
Um profissional da saúde é capaz de lhe ajudar nesse sentido mas, é bom ficar atenta à alguns sintomas, como: Taquicardia, falta de ar, tontura, dormência nas mãos e/ou pés, termores, dores estomacais, sudorese, fraqueza, insônia, sensação de medo, sensação de sufocamento, boca seca, etc.
Esses sintomas, com intensidade forte e frequência constante de aparecimento, podem ser indicadores de um transtorno de ansiedade. Se os sintomas causam intenso sofrimento e/ou prejuízo social (ausências escolares, profissionais, isolamento, dificuldade em sair de casa, no lazer ou com amigos), fique ainda mais atento e procure ajuda médica e psicológica.
Os tratamentos para a ansiedade envolvem em alguns casos, interação medicamentosa para diminuir os fortes sintomas acima, que acabam impedindo o paciente de manter uma vida normal. O tratamento psicológico, envolve estruturar o pensamento do paciente para a racionalidade, promovendo um maior auto-controle, e retomada das atividades antes praticadas com normalidade.