quarta-feira, 2 de maio de 2007

O mito da Tarja Preta



Quem nunca se deparou com a frase: “Estou tomando medicamentos fortes... de “tarja preta” (...).Parece que a cada dia, vêm crescendo mitos em tornos de medicamentos controlados, principalmente àqueles direcionados à saúde mental.
Erroneamente, pessoas julgam a tarja preta como algo relacionado ao “forte” e perigoso, ou ainda, acrescentam que a tal “tarja maligna” esta presente em substâncias que, na verdade não o são, como no caso, os antidepressivos.
O que ocorre, é uma generalização de medicamentos psiquiátricos, como drogas perigosas e causadoras de dependência. Esclarecendo: Os medicamentos com a “tarja preta”, são medicamentos que, se ingeridos em excesso, podem causar dependência, daí, a necessidade da retenção da receita médica. Como exemplo de tais substâncias, temos alguns anorexígenos (medicamentos para emagrecer) e ansiolíticos (os chamados, “calmantes”).Já os antidepressivos, possuem a tarja vermelha, que também é necessária uma retenção da receita médica, no entanto, diferente dos classificados como tarja preta. O que é freqüentemente observado, é que há um mau uso da palavra, pois diversos medicamentos direcionados para ansiedade e afins, são chamados de antidepressivos.Erroneamente, grande parte da população, acredita que as substâncias da tarja preta são maléficas à saúde, enquanto que demais drogas, seriam mais “leves”. Na verdade, todos os medicamentos podem causar efeitos colaterais e sérios riscos à saúde caso sejam consumidos sem prescrição médica e de forma abusiva.
Cabe aqui, pensarmos, o quanto este mito da tarja preta, interfere no processo de tratamento e “cura” de pacientes que, por vezes, resistem ao tratamento temendo tornarem-se dependentes químicos, ou ainda, que acreditam estar extremamente doentes, e por isso necessitam dos medicamentos de tarja preta.Para saber mais sobre a classificação de medicamentos e tipos de restrições e cores nas embalagens, visite o site do Centro de Vigilância Sanitária: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/reg_farm.asp

Um comentário:

Unknown disse...

Muito legal e esclarecedor. Adorei! Estou criando uma Comunidade os Tarja Preta, para acabar com o pré conceitos que existe com as pessoas que utilizam desse tipo de medicamento, para ter uma vida melhor.

Abraço

Denise